Você poderia estar sofrendo de um Transtorno de Ansiedade?
- Leticia Gavin
- 2 may 2024
- 2 Min. de lectura
Actualizado: 4 may 2024
Por Leticia Gavin

Todos nós lidamos com a ansiedade ao longo de nossas vidas. Na maioria das vezes, é de curta duração e podemos lidar com isso em nosso próprio tempo. No entanto, a ansiedade pode se tornar um problema que pode limitar e atrapalhar severamente nossas vidas cotidianas.
A ansiedade é um sentimento de perdição, desconforto ou apreensão quando nenhum perigo está iminentemente presente. Ele pode produzir as mesmas respostas de estresse que o medo, ou seja, tensão muscular, aumento da frequência cardíaca e falta de ar, para citar alguns. Essas mudanças corporais ocorrem devido a uma resposta inata de estresse de luta ou fuga que se acredita ser necessária para nossa sobrevivência.
E quando a ansiedade começa a afetar a nossa vida?
A ansiedade geralmente está associada a uma resposta de medo que experimentamos no passado. Ao longo de nossas vidas, encontramos traumas que são armazenados em nossas mentes juntamente com a resposta de medo associada. Quando nossas mentes associam situações normais do dia a dia com essas respostas de medo, isso pode produzir ansiedade pelos motivos errados. Por exemplo, se um adulto sofreu bullying quando criança, ele pode experimentar ansiedade social porque a mente associa a interação social com o medo que experimentou quando criança. Quando a ansiedade causa tanta angústia, que interfere na capacidade de uma pessoa de levar uma vida normal, então se torna um Transtorno de Ansiedade. O transtorno de ansiedade mais comum é:
Ansiedade Social
A ansiedade social é o medo da interação com outras pessoas que traz autoconsciência, sentimentos de ser julgado e avaliado negativamente e, como resultado, leva à evitação.
Transtorno de Pânico (Ataques de Pânico)
Pessoas com esta condição têm sentimentos de terror que atacam repentina e repetidamente sem aviso. Outros sintomas de um ataque de pânico incluem sudorese, dor no peito, palpitações (batimentos cardíacos incomumente fortes ou irregulares) e sensação de asfixia, que pode fazer a pessoa sentir que está tendo um ataque cardíaco.
Quais são os sintomas de um transtorno de ansiedade?
Os sintomas variam dependendo do tipo de transtorno de ansiedade, mas os sintomas gerais incluem:
Sentimentos de pânico, medo e mal-estar
Problemas para dormir
Mãos e/ou pés frios ou suados
Dificuldade em respirar
Palpitações
Uma incapacidade de estar quieto e calmo
Boca seca
Dormência ou formigamento nas mãos ou pés
Náusea
Tensão muscular
Tontura
Tratamentos
A terapia cognitivo-comportamental é uma das formas mais eficazes de psicoterapia para o transtorno de ansiedade. Geralmente um tratamento de curto prazo, a terapia cognitivo-comportamental se concentra em ensinar habilidades específicas para retornar gradualmente às atividades que você evitou por causa da ansiedade. Através desse processo, seus sintomas melhoram à medida que você constrói seu sucesso inicial.
A TCC é uma terapia estruturada, que envolve uma parceria entre o cliente e o terapeuta. Juntos, examinaremos todos os elementos que mantêm um problema, incluindo seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Você está totalmente envolvido no planejamento do seu tratamento e eu sempre vou informá-lo sobre o que está acontecendo.