Entendendo a depressão
- Leticia Gavin
- 2 may 2024
- 5 Min. de lectura
Actualizado: 4 may 2024
Por Letica Gavin

Todo mundo se sente triste de vez em quando. No entanto, esses sentimentos são de curta duração e duram apenas alguns dias. Quando você tem depressão, isso interfere no dia a dia. A depressão é uma doença comum com a qual 1 em cada 10 pessoas lidará em algum momento de suas vidas.
A depressão é um transtorno de humor que causa sentimentos persistentes de tristeza e perda de interesse. Ela afeta como você se sente, pensa e se comporta e pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos. Você pode ter problemas para fazer atividades normais do dia a dia, e às vezes você pode sentir como se a vida não valesse a pena ser vivida. A depressão pode afetar pessoas de qualquer idade, incluindo crianças.
Pessoas com depressão com frequência recebem o alento a sair desse estado de tristeza visto pelo outro, escutam frases como: “Vamos, você pode sair dessa” ou “nada que um pouco de diversão não cure”.. A verdade é que não podem, e comentários como este são muito inúteis. Entender que seus sintomas são devidos à depressão e que é uma doença comum, pode ajudá-lo a aceitar que está doente e precisa de ajuda.
Tipos de depressão
Depressão Maior
A depressão maior é incapacitante e vai interferir na capacidade de trabalhar, estudar, comer e dormir. Pode ocorrer uma ou duas vezes na vida, ou pode voltar a ocorrer com frequência. Também pode ocorrer espontaneamente, durante ou após a morte de um ente querido, um rompimento romântico, uma doença médica ou outro evento da vida.
Transtorno depressivo persistente
Uma pessoa diagnosticada com transtorno depressivo persistente pode ter episódios de depressão maior juntamente com períodos de sintomas menos graves, mas os sintomas devem durar 2 anos. Envolve os mesmos sintomas da depressão maior, principalmente baixa energia, falta de apetite ou comer demais, e insônia (não consegue dormir) ou dormir demais. A incapacidade de obter prazer com qualquer atividade é uma queixa comum.
Transtorno afetivo sazonal (TAS)
O Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) é um tipo de depressão que tem um padrão sazonal. Caracteriza-se por episódios de depressão que se repetem ao mesmo tempo a cada ano, geralmente durante o inverno. A depressão geralmente levanta durante a primavera e o verão. O TAS pode ser efetivamente tratado com fototerapia, mas quase metade daqueles com TAS não melhora apenas com a fototerapia, ou terapia com luz.
Depressão pós-parto
A depressão pós-parto é um tipo de depressão que algumas mulheres experimentam depois de ter um bebê. Pode desenvolver-se nas primeiras seis semanas após o parto, mas muitas vezes não é aparente até cerca de seis meses. A depressão pós-parto é mais comum do que muitas pessoas imaginam, afetando cerca de uma em cada 10 mulheres depois de ter um bebê. Os sintomas da depressão pós-parto são amplos e podem incluir desanimo, sensação de incapacidade de lidar e dificuldade para dormir.
Transtorno Bipolar
O Transtorno Bipolar causa mudanças extremas de humor que incluem altos e baixos emocionais. Se você tem transtorno bipolar, você terá períodos ou episódios de:
Depressão – onde você se sente muito baixo e letárgico
Mania – onde você se sente muito alto e hiperativo
Os sintomas do transtorno bipolar dependem de qual humor você está experimentando. Ao contrário de simples mudanças de humor, cada episódio extremo de transtorno bipolar pode durar várias semanas (ou até mais), e algumas pessoas podem não experimentar um humor "normal" com muita frequência.
Causas
Não há uma causa única de depressão. Você pode desenvolvê-lo por diferentes razões e tem muitos gatilhos ou disparadores diferentes. Para algumas pessoas, isso acontece por causa de um evento traumático da vida, como luto, rompimento de relacionamento, dificuldades financeiras ou bullying. As pessoas costumam falar sobre uma "espiral descendente" de eventos que leva à depressão. Por exemplo, depois de perder um ente querido, você pode se afastar de seus amigos, o que pode levar à depressão. Também pode ter um elemento genético (os genes que herdamos de nossos pais).
Quais são os sintomas da depressão?
Os principais sintomas incluem (os sintomas estão presentes quase todos os dias por pelo menos 2 semanas):
Humor deprimido
Perda de interesse ou prazer em atividades outrora prazerosas
Diminuição da energia ou aumento do cansaço
Outros sintomas:
Alteração do apetite ou peso (aumento ou diminuição)
Sono perturbado
Desaceleração do pensamento ou movimento
Baixa autoestima ou confiança
Culpa excessiva ou ser muito duro consigo mesmo
Redução da concentração e atenção
Ideias ou atos de automutilação ou suicídio
Dicas para ajudá-lo a lidar com a depressão
Se você sente que está deprimido, marque uma consulta com um profissional de saúde mental ou seu médico de família. Não espere muito tempo para ser avaliado ou tratado. Há pesquisas mostrando que, quanto mais cedo você começar o tratamento, mais curta será sua recuperação. Procure um profissional o quanto antes.
Fale sobre como você se sente
Converse com alguém de sua confiança, como seu parceiro, um membro da família, um amigo ou vizinho. A ideia de estender a mão até mesmo para familiares e amigos próximos pode parecer avassaladora. Você pode se sentir envergonhado, exausto demais para falar ou culpado por negligenciar o relacionamento. Lembre-se que essa é a depressão falando. Estender a mão não é um sinal de fraqueza e não significa que você é um fardo para os outros. Seus entes queridos se importam com você e querem ajudar.
Exercício
Quando você está deprimido, apenas sair da cama pode parecer uma tarefa assustadora, quanto mais se exercitar. Mas o exercício regular, como caminhar, irá ajudá-lo a combater o estresse e liberar a tensão. Aumenta o nível de atividade de substâncias químicas importantes do cérebro, como dopamina e serotonina. A dopamina atua para reforçar comportamentos que fazem você se sentir bem, enquanto a serotonina é importante para a calma e bem-estar emocional. A chave é escolher uma atividade que você goste, para que você tenha mais chances de ficar com ela.
Dieta
Procure ter uma alimentação balanceada e nutritiva. A comida tem um impacto no humor. Alimentos açucarados levam a uma queda acentuada no açúcar no sangue mais tarde e isso leva a quedas de energia e humor. A cafeína também tem um impacto negativo, causando aumento da frequência cardíaca e interferindo no sono.
Evite o álcool
O álcool é um depressor e pode ser um potente gatilho para o baixo humor, especialmente em indivíduos propensos à depressão. Também pode interagir perigosamente com medicação.
Trate-se bem
Dê uma olhada na linguagem que você usa quando pensa ou fala consigo mesmo e compare com a maneira como você fala com todos os outros. Se houver uma desconexão, tente se tratar de uma maneira mais gentil e gentil.
Tratamento
Dependendo da gravidade da sua depressão, o seu profissional de saúde pode recomendar psicoterapia (terapia da fala), medicação ou uma combinação de ambos.
Muitos estudos têm mostrado que a TCC é um tratamento particularmente eficaz para a depressão, especialmente a depressão menor ou moderada. A TCC ajuda pessoas com depressão a reestruturar padrões de pensamento negativos. Isso ajuda as pessoas a verem seu ambiente e interações com os outros de forma positiva e realista. Também pode ajudar uma pessoa a reconhecer coisas que podem estar contribuindo para a depressão e ajudá-la a mudar comportamentos que podem estar piorando a depressão.